Páginas

24 de dezembro de 2014

Projeto Trilhando Caminhos realiza Seminário para apresentação dos resultados a comunidade





Chegou o momento de finalizar mais um ciclo de atividades do Projeto Trilhando Caminhos, que em 2014  recebeu 60 adolescentes para iniciar a primeira etapa de formação.
A finalização desta etapa culmina um processo de aprendizados, troca de experiências, trabalho ativo na comunidade, enfim simboliza a busca pela formação de adolescentes com conhecimento mais ajustado de si e do mundo à sua volta, capazes de reconhecer-se como construtores de sua história e de mudanças positivas para si e para seus pares. Mais do que formar pessoas, o Projeto Trilhando Caminhos busca contribuir para o empoderamento social e o exercício pleno da Cidadania, e isto, tem se efetivado ao longo dos seus 04 anos de atuação, com a formação de 210 adolescentes do município.
Como forma de celebrar os resultados alcançados durante o ano de 2014, bem como apresenta-los à comunidade, no dia 09 de dezembro aconteceu o evento de apresentação dos resultados das ações protagonistas e certificação dos adolescentes. O momento contou com a participação de familiares, representantes do CMDCA e parceiros envolvidos na execução do projeto. Durante o evento, os adolescentes apresentaram os resultados das ações protagonistas executadas durante este ano, que beneficiaram a um total de 1.326 pessoas da comunidade. Além das apresentações o evento contou com um momento de homenagens a parceiros que prestaram apoio ao projeto durante o ano, homenagens aos adolescentes e ainda, com o momento de certificação dos que concluíram a primeira etapa de formação. Após receber o seu certificado, o adolescente Arilan Trindade, 16 anos, pediu a palavra para tecer agradecimentos à equipe do projeto e destacou, “Chegamos aqui no projeto sem muita ideia do que ia acontecer e as monitoras nos deram sementes, que foram se desenvolvendo ao longo do tempo. Hoje, florescemos, sabemos do nosso potencial, e acredito que ainda temos muito a amadurecer e crescer para nos tornarmos como belas árvores. Agradeço muito ao projeto por toda a contribuição que tem trazido para a minha vida”.
O Projeto Trilhando Caminhos conclui mais uma etapa de formação de adolescentes  com a certeza de que as sementes do protagonismo foram lançadas, crescerão e virarão belos frutos, fazendo do lugar onde vivemos cada vez melhor. Diz a frase de Mahatma Gandhi que “precisamos nos tornar na mudança que queremos ver no mundo”, e é isso que estamos buscando, formar protagonistas juvenis, autores de sua história e cidadãos autônomos e capazes de fortalecer a prática da democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário