Páginas

28 de agosto de 2012

Depoimento do mês de Agosto



“Com os cursos que estamos participando no Trilhando Caminhos receberemos uma capacitação altamente qualificada que poucos jovens tem a oportunidade de ter. Os cursos estão me trazendo conhecimentos que estão me ajudando a atuar como auxiliar administrativa juntamente com minha mãe numa empresa de financiamento. Além dos conhecimentos, passamos a adquirir  bagagem  que nos abrirá caminhos e perspectivas de atuação no mercado de trabalho para a nossa vida toda”.

Géssica Cerqueira, 17 anos, adolescente participante da segunda etapa do Trilhando Caminhos

O Trilhando reflete sobre política, cidadania e cultura no Art Jovem


Jovens do projeto Trilhando Caminhos tiveram a oportunidade de participar do Art Jovem, um programa de auditório, promovido pelo IDES, Flor do Serinhaém e Boca de Lata, com patrocínio do Governo do Estado (SECULT/BA), que tem a proposta de integrar os jovens das comunidades e discutir alguns temas utilizando a arte e a valorização da cultura. No dia 23/08, o programa foi realizado na escola Cecília Machado na região da Gendiba em Presidente Tancredo Neves e contou com a participação dos jovens da escola, do Projeto Trilhando Caminhos e da Casa Familiar Rural de PTN.
Um dos temas discutidos pelo programa foi política
 e cidadania. Na oportunidade, Danilo Carvalho, líder da Organização Dinâmica do IDC ressaltou também as ações desenvolvidas pelo IDC na comunidade que fomentam a participação social e estimulam o exercício da cidadania e os jovens puderam se posicionar criticamente a respeito do tema e expressar opiniões a respeito da visão que tem sobre a participação e o envolvimento dos jovens nos dias atuais. Sobre o assunto e a sua participação no Art Jovem a adolescente do Trilhando Caminhos, Bruna Santana, 15 anos destacou que os jovens não podem se manter neutros diante de questões políticas, precisam entender, se envolver e questionar visto que é no hoje que estão construindo seu futuro. Em relação ao Art Jovem, Bruna acrescentou que “é um projeto interessante na medida em que promove a interação com os jovens e permite a livre expressão das opiniões”.

O Art Jovem representou para os adolescentes do Trilhando um espaço diferenciado em que puderam expressar suas opiniões, interagir com outros jovens e entrar em contato com apresentações que valorizam a cultura local. Para alguns, o Art Jovem representou também uma oportunidade de mostrar suas habilidades artísticas.

Depoimento do mês de Julho




O Trilhando, a partir das oficinas de Projeto de Vida, me ensinou que é de suma importância planejar nossas vidas, porque muitas vezes, percorremos caminhos que não nos levarão a lugar algum. Por isso, é importante sentarmos e escolhermos qual o caminho a seguir, o que realmente queremos e gostamos, nossas potencialidades e também nossas limitações. Então, é importante planejar a vida para conquistar os sonhos e  chegar onde se quer, afinal, viver é escolher a cada segundo o caminho a seguir.

Jhuly Santos, 17 anos, adolescente participante da primeira etapa de formação do projeto.

27 de agosto de 2012

Agradecimento

Obrigada (o) a todos que nos visitam, principalmente ás visitas internacionais. 


Obrigada (o) A todos!