Páginas

23 de agosto de 2012

Trilhando e SENAC: parceiros na formação profissional de adolescentes




Os adolescentes participantes da segunda etapa de formação do Trilhando Caminhos iniciaram nesta segunda 20/08, a formação profissionalizante por meio de cursos técnicos oferecidos pelo SENAC. O IDC mantém a parceria com o SENAC desde o ano de 2011 e neste ano serão oferecidos cursos na área de Atendimento ao público, Rotinas de Escritório, Princípios de Contabilidade, Corel e Photoshop. Os cursos tem como objetivo instrumentalizar os jovens de conhecimentos e técnicas que o qualifiquem para uma inserção e uma atuação diferenciada no mercado de trabalho. Paralela aos cursos, estes adolescentes são formados por oficinas de temas como Empresariamento, Cooperativismo e Associativismo, Relações Sociais e Trabalho e Ética profissional no Trilhando que complementam a formação profissionalizante e os estimulam a pensarem em meios de desenvolverem autonomia no mercado de trabalho.
 
Dentre os conteúdos do curso de Atendimento ao Público, os adolescentes terão oportunidade de discutir questões como o cuidado com a imagem pessoal, relações humanas, empreendedorismo no atendimento ao cliente e automotivação na busca da qualidade. No primeiro encontro, esteve presente também Luciene Lima, supervisora Pedagógica do Centro de Unidade Móvel do SENAC, que fez uma apresentação institucional do SENAC e reconheceu a oportunidade diferenciada que os adolescentes do trilhando estão tendo no processo de formação profissionalizante.

Os adolescentes se sentem privilegiados pelo momento de formação proporcionada e reconheceram os benefícios que os cursos tem para o amadurecimento profissional, tal como citado por Géssica Cerqueira, 17 anos, adolescente participante da segunda etapa do Trilhando Caminhos “Eu atualmente estou aprendendo a atuar como auxiliar administrativa juntamente com minha mãe numa empresa de financiamento. Com os cursos receberemos uma capacitação altamente qualificada que poucos jovens tem a oportunidade de ter. Além dos conhecimentos, passamos a adquirir  bagagem  que nos abrirá caminhos e perspectivas de atuação no mercado de trabalho para a nossa vida toda”.


Conselheira Tutelar debate Direitos da Criança e do Adolescente na oficina do Aprender a Trilhar





Nas oficinas do Aprender a Trilhar os multiplicadores promoveram um encontro diferenciado com os alunos participantes nas escolas Aécio Neves e Edivaldo Machado. A oficina contou com a presença de Daiane Brito, conselheira tutelar, que conduziu o debate sobre o tema Direitos da Criança e do Adolescente.
A proposta da abordagem do tema surgiu da necessidade de tratar com os adolescentes sobre os principais direitos da criança e do adolescente, as atribuições do conselho tutelar no município e o papel dos jovens na comunidade para garantir a efetivação destes direitos.

Na visão das multiplicadoras do Aprender a trilhar, que foram responsáveis pela ideia, a oficina proporcionou resultados significativos em termos de conhecimentos e amadurecimento para os alunos a respeito do tema e despertou o desejo de realizar novos debates utilizando outros temas para suscitar a reflexão entre eles. “Durante o encontro, pudemos perceber que os adolescentes não sabiam de fato o que era o Conselho Tutelar e qual a sua função. Os jovens do Aprender a Trilhar mostraram muito interesse em conhecer mais, esclareceram dúvidas e modificaram a visão que tinham a respeito da atuação do Conselho e puderam refletir também em quais circunstâncias devem agir para contribuir com a promoção dos direitos da Criança e do Adolescente em Tancredo Neves” destaca Aline Costa dos Santos, 16 anos, multiplicadora do Aprender a Trilhar na escola Aécio Neves.

20 de agosto de 2012

Encontro do PDE com OEC - Odebrecht Engenharia e Contrução.




Made with Slideshow Embed Tool

O PDE no olhar dos adolescentes do Projeto Trilhando Caminhos




Um momento ímpar de aprendizado e troca de experiências, assim pode ser resumido o PDE 2012. Embalados pela vontade de aprender e o desafio que as novas experiências proporcionam, pdanos e cfanos, aproveitaram o máximo a experiência, para munir-se não apenas de conhecimentos, mas de sonhos, de esperança, de vontade de continuar lutando pelos seus ideais.

 Participar do PDE foi uma experiência única! Desde a palestra ao momento de integração. Estar ali com pessoas que vivem realidades bem diferentes que a minha, foi muito bom, pois permitiu uma troca de experiências e ideias, onde podíamos falar de nosso planos, o que esperamos da nossa sociedade, como é importante a consciência sobre a sustentabilidade. Ouvir o doutor Norberto reavivou em mim a ideia de que eu preciso servir para ser servida, plantar para colher,  nunca desistir e ter foco nos meus objetivos. “Stela Rocha, 14 anos”.  Os adolescentes que representaram o Projeto Trilhando Caminhos destacaram que foi um encontro emocionante que decerto ficará marcado em suas lembranças como uma oportunidade de amadurecimento pessoal e como futuros profissionais.

Lições como liderança, consciência coletiva, espirito de servir, respeito, saber ouvir foram destacadas pelos adolescentes do projeto e puderam ser apreendidas durante a palestra com Doutor Norberto e nos momentos de convivência dos grupos de pdanos e cfanos, assim como afirma Lucas Lima, 16 anos: “Dr. Norberto foi fundamental para esclarecer nossas duvidas e relatar os princípios de um verdadeiro líder e da vida familiar”.

Decerto, através da experiência vivenciada no PDE os adolescentes puderam alimentar o espírito de que são capazes de alcançar seus sonhos e promover as mudanças que tanto esperam em suas vidas e principalmente no espaço onde vivem, colaborando para o seu crescimento individual e consequentemente do Baixo Sul da Bahia. O relato da adolescente Carina Silva, 15 anos traduz o sentimento compartilhado por pdanos e cfanos: “O PDE foi com certeza uma experiência única e renovadora, uma aproximação extraordinária entre jovens empresários e adolescentes do Baixo Sul. Tive a sensação de que eu estava realmente integrada num plano de desenvolvimento sustentável e que minha colaboração era tão importante quanto à dos demais”.


Made with Slideshow Embed Tool