Páginas

10 de julho de 2012

Participantes do Projeto Trilhando Caminhos multiplicam conhecimentos



Discutir sobre cidadania, direitos humanos, associativismo e participação social fazia parte da rotina de Thaís Bastos, 17 anos. A jovem frequentou oficinas oferecidas pelo Projeto Trilhando Caminhos durante um ano e teve a chance ainda de desenvolver habilidades para falar em público, dominar as ferramentas de informática e noções de liderança. Com o fim da capacitação, Thaís decidiu que precisava compartilhar a formação recebida. Assim, uniu-se a outros nove colegas e juntos implantaram o Projeto Aprender a Trilhar.

A iniciativa tem sido realizada pelos multiplicadores em duas escolas municipais de Presidente Tancredo Neves (BA) – local onde o Trilhando Caminhos é desenvolvido pelo Instituto Direito e Cidadania (IDC). A cada duas semanas eles percorrem voluntariamente as unidades de ensino e replicam as discussões sobre diversos temas sociais com 60 adolescentes. “É muito gratificante saber que estou dividindo o que aprendi. É um desafio estar com outros jovens e o mais importante é o interesse que demonstram. A todo o momento estão formando ideias, traçando metas e caminhando para tornarem-se protagonistas", destaca Taís.

Para Ronivon Santos, 18 anos, aluno de uma das escolas envolvidas na ação, este é também um espaço para discutir o desenvolvimento de cada um. “Estou aprimorando os meus conhecimentos. A possibilidade de conversar sobre questões pessoais, sociais e até escolares auxiliam no nosso crescimento. Precisamos pensar o que mais poderíamos fazer na sociedade”, reforça.

A integrante do IDC e coordenadora do Trilhando Caminhos, Andréa Guedes, que também está acompanhando os multiplicadores do Aprender a Trilhar, destaca que a iniciativa estimula o senso crítico e aperfeiçoamento do papel enquanto cidadãos. “Estamos expandindo os temas abordados durante o Trilhando”, assegura.