Páginas

4 de novembro de 2011

Depoimento Outubro

A partir de uma articulação com os jovens do Projovem, nós promovemos a Conferência Municipal da Juventude, como resultado da nossa ação Protagonista aqui do Projeto. O momento da Conferência foi um momento único para nós jovens que tivemos a oportunidade de expor nossas opiniões e pensamentos em busca dos nossos direitos e deveres. A partir do que discutimos na Conferência e com o apoio das monitoras do projeto, estamos nos reunindo com outros jovens para criar aqui em Tancredo um Conselho Municipal da Juventude, para atender as demandas dos jovens e que possamos buscar nossos direitos perante a lei. Rafael Santana, 15 anos, participante da segunda etapa de formação do Trilhando Caminhos.

Cursos Profissionalizantes‏

Neste mês de outubro os adolescentes da segunda etapa de formação do Trilhando Caminhos, estão participando dos cursos técnicos profissionalizantes por meio de uma parceria firmada com o SENAC. Os cursos compõem a grade de formação complementar da segunda etapa do Projeto. Paralelo aos conhecimentos adquiridos nos cursos, nas oficinas socioeducativas, os adolescentes discutem temas como Responsabilidade Social e Terceiro Setor, Desenvolvimento Sustentável, Relações Humanas no contexto do trabalho, Associativismo e Cooperativismo, Ética e Cidadania, Protagonismo Juvenil, Empresariamento e Relações Sociais e Trabalho com o objetivo que os adolescentes possam articular os conceitos com as habilidades técnicas dos cursos profissionalizantes, instrumentalizando-os para o desenvolvimento de uma visão de empresariamento para atuarem como protagonistas na organização do seu próprio negócio como meio de geração de renda. Estão sendo beneficiados 42 adolescentes com os cursos de Power Point, Internet, Corel Draw e Photoshop. Os cursos foram selecionados conforme a demanda dos adolescentes e estão sendo realizados por monitor do SENAC no laboratório do Caia na Rede, na Casa Familiar Rural até o mês de dezembro, quando os alunos serão certificados.

Sobre os benefícios dos cursos, Valdomiro Modesto, 16 anos, que será beneficiado pelos cursos de Corel e Photoshop, acredita que “o curso é uma forma de estarmos nos capacitando na área e as informações e os conhecimentos adquiridos podem trazer benefícios futuramente para a nossa vida profissional”. Na visão do monitor Alexsandro José dos Santos, é perceptível o interesse, o empenho e a facilidade dos jovens de assimilarem os conteúdos, no entanto, muitos não tem acesso a estas ferramentas.  Para estes jovens que já estão concluindo o Ensino Médio, é uma oportunidade para que eles possam utilizar as ferramentas em sua vida acadêmica e no mercado de trabalho e pelo perfil dos jovens, há uma grande probabilidade destes alunos ingressarem em alguma empresa, ou trabalharem de maneira autônoma.

CINE TRILHANDO ABORDA A IMPORTÂNCIA DA FÉ

Com a exibição do filme “Cartas para Deus” a equipe organizadora do Cine do mês de outubro provocou os participantes a refletirem sobre a importância da fé enquanto elemento essencial para superarmos problemas e alcançarmos conquistas. Na seção realizada dia 27/10 estiveram presentes 36 pessoas, dentre estas, adolescentes da comunidade, do Projeto Trilhando Caminhos, o monitor do SENAC que está ministrando os cursos profissionalizantes para os adolescentes do Trilhando e um professor dos adolescentes do projeto, que, na oportunidade ressaltou a importância dos filmes enquanto meio para que os adolescentes possam dialogar e refletir sobre situações do cotidiano.

No momento de discussões após o filme, os presentes fizeram colocações muito interessantes, tais como: “Não se deve pensar só em si, é preciso orar pelo outro” (Liliane); “Às vezes numa situação conflituosa o nosso primeiro impulso é desistir, é preciso trazer a reflexão do filme para a nossa vida, o que estamos  fazendo quando temos um problema” (Géssica); “Os problemas que acontecem podem servir para transformar a nossa vida e a de outras pessoas, é preciso pensar positivo” (Franciane) “Talvez o que vemos como obstáculos sejam nossas missões, às vezes deixamos nossa missão de vida passar” (Romário).

Ao final das discussões a equipe organizadora sugeriu que se fizesse um momento coletivo de oração, na qual de forma silenciosa cada participante foi convidado a escrever a sua carta para Deus. O momento concluiu de forma muito significativa o encontro.

1 de novembro de 2011

Conferência Livre da Juventude reúne 208 jovens em Presidente Tancredo Neves

"Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo" (Raul Seixas)
 

Envolvidos pelo desejo de transformação social, os adolescentes do Projeto Trilhando Caminhos em interação com os jovens do Projovem realizaram no dia 19 de outubro, a I Conferência Livre da Juventude em Tancredo Neves, que reuniu 208 jovens representantes de diversas instituições do município.

A ideia de realização da Conferência surgiu em uma das oficinas sobre o tema Protagonismo Juvenil, com os adolescentes participantes da segunda etapa de formação do Projeto com o propósito da criação de um espaço em que os jovens pudessem interagir, discutir as demandas e sinalizar propostas de Políticas Públicas para a área da Juventude no município. A organização do evento bem como sua execução foi conduzida brilhantemente pelos adolescentes, sob a supervisão das monitoras do Trilhando Caminhos e do Projovem, o que culminou no resultado honroso do evento.

Além dos jovens do Trilhando e do Projovem, na Conferência fizeram-se presentes jovens da Casa Familiar Rural de PTN, das escolas municipais e estaduais, jovens representantes das igrejas e de Projetos Sociais, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Tutelar, equipe do IDC, do CRAS e do CREAS, o Secretário de Administração, o Secretário de Ação Social e o prefeito do município.

"Acredito que a importância de cada um foi fundamental nessa 1ª Conferência da Juventude, pois tivemos a oportunidade de discutir e socializar as nossas ideias e de opinar para o benefício de todos. O direito de participar e de discutir sobre políticas públicas traz consigo a importância do jovem e o seu verdadeiro papel na sociedade. Somos jovens, protagonistas e temos o direito e o dever de lutar pela melhoria do nosso futuro". Jamiles Souza, 15 anos, representante do Colégio Maria Xavier e integrante do Trilhando Caminhos.