A partir de uma articulação com os jovens do Projovem, nós promovemos a Conferência Municipal da Juventude, como resultado da nossa ação Protagonista aqui do Projeto. O momento da Conferência foi um momento único para nós jovens que tivemos a oportunidade de expor nossas opiniões e pensamentos em busca dos nossos direitos e deveres. A partir do que discutimos na Conferência e com o apoio das monitoras do projeto, estamos nos reunindo com outros jovens para criar aqui em Tancredo um Conselho Municipal da Juventude, para atender as demandas dos jovens e que possamos buscar nossos direitos perante a lei. Rafael Santana, 15 anos, participante da segunda etapa de formação do Trilhando Caminhos.
4 de novembro de 2011
Cursos Profissionalizantes
Neste mês de outubro os adolescentes da segunda etapa de formação do Trilhando Caminhos, estão participando dos cursos técnicos profissionalizantes por meio de uma parceria firmada com o SENAC. Os cursos compõem a grade de formação complementar da segunda etapa do Projeto. Paralelo aos conhecimentos adquiridos nos cursos, nas oficinas socioeducativas, os adolescentes discutem temas como Responsabilidade Social e Terceiro Setor, Desenvolvimento Sustentável, Relações Humanas no contexto do trabalho, Associativismo e Cooperativismo, Ética e Cidadania, Protagonismo Juvenil, Empresariamento e Relações Sociais e Trabalho com o objetivo que os adolescentes possam articular os conceitos com as habilidades técnicas dos cursos profissionalizantes, instrumentalizando-os para o desenvolvimento de uma visão de empresariamento para atuarem como protagonistas na organização do seu próprio negócio como meio de geração de renda. Estão sendo beneficiados 42 adolescentes com os cursos de Power Point, Internet, Corel Draw e Photoshop. Os cursos foram selecionados conforme a demanda dos adolescentes e estão sendo realizados por monitor do SENAC no laboratório do Caia na Rede, na Casa Familiar Rural até o mês de dezembro, quando os alunos serão certificados.
CINE TRILHANDO ABORDA A IMPORTÂNCIA DA FÉ

No momento de discussões após o filme, os presentes fizeram colocações muito interessantes, tais como: “Não se deve pensar só em si, é preciso orar pelo outro” (Liliane); “Às vezes numa situação conflituosa o nosso primeiro impulso é desistir, é preciso trazer a reflexão do filme para a nossa vida, o que estamos fazendo quando temos um problema” (Géssica); “Os problemas que acontecem podem servir para transformar a nossa vida e a de outras pessoas, é preciso pensar positivo” (Franciane) “Talvez o que vemos como obstáculos sejam nossas missões, às vezes deixamos nossa missão de vida passar” (Romário).
Ao final das discussões a equipe organizadora sugeriu que se fizesse um momento coletivo de oração, na qual de forma silenciosa cada participante foi convidado a escrever a sua carta para Deus. O momento concluiu de forma muito significativa o encontro.
1 de novembro de 2011
Conferência Livre da Juventude reúne 208 jovens em Presidente Tancredo Neves
"Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo" (Raul Seixas)

A ideia de realização da Conferência surgiu em uma das oficinas sobre o tema Protagonismo Juvenil, com os adolescentes participantes da segunda etapa de formação do Projeto com o propósito da criação de um espaço em que os jovens pudessem interagir, discutir as demandas e sinalizar propostas de Políticas Públicas para a área da Juventude no município. A organização do evento bem como sua execução foi conduzida brilhantemente pelos adolescentes, sob a supervisão das monitoras do Trilhando Caminhos e do Projovem, o que culminou no resultado honroso do evento.
Além dos jovens do Trilhando e do Projovem, na Conferência fizeram-se presentes jovens da Casa Familiar Rural de PTN, das escolas municipais e estaduais, jovens representantes das igrejas e de Projetos Sociais, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Tutelar, equipe do IDC, do CRAS e do CREAS, o Secretário de Administração, o Secretário de Ação Social e o prefeito do município.
"Acredito que a importância de cada um foi fundamental nessa 1ª Conferência da Juventude, pois tivemos a oportunidade de discutir e socializar as nossas ideias e de opinar para o benefício de todos. O direito de participar e de discutir sobre políticas públicas traz consigo a importância do jovem e o seu verdadeiro papel na sociedade. Somos jovens, protagonistas e temos o direito e o dever de lutar pela melhoria do nosso futuro". Jamiles Souza, 15 anos, representante do Colégio Maria Xavier e integrante do Trilhando Caminhos.
Assinar:
Postagens (Atom)