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18 de maio de 2012

Aprender a Trilhar: o protagonismo juvenil nas escolas






O Aprender a Trilhar é uma proposta de formação de adolescentes protagonistas no espaço escolar e tem como objetivo difundir conhecimentos relacionados principalmente à cidadania e participação social, trabalhados no Trilhando Caminhos bem como incentivar e ampliar o nível de participação social e cidadã de jovens na comunidade.
A idéia foi implementada neste ano de 2012 e está sendo executada por 10 multiplicadores que concluíram as duas etapas de formação do Trilhando por meio de oficinas quinzenais. As ações estão sendo realizadas em 04 turmas em 02 escolas do município e a proposta pretende beneficiar um total de 60 adolescentes, a partir das discussões de temas como Cidadania, Direitos Humanos, Associativismo, Participação Social e Protagonismo Juvenil. Os multiplicadores são supervisionados pelas monitoras do projeto que acompanham o planejamento e os resultados gerados com as oficinas.
O conteúdo das ações é baseado na proposta pedagógica do “Aprendendo a Ser e a Conviver” (SERRÃO, M. 1999), desenvolvido pela Fundação Odebrecht e o Serviço Social do Mosteiro de São Bento, do “Programa de Formação de Adolescentes Protagonistas”, publicado pelo IDES – Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia e o livro “Educando para a Cidadania”, fruto do Projeto Tribunos da Cidadania promovido pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas.
Os resultados gerados com o projeto tem sido reconhecidos pelos jovens que tem a oportunidade de conhecer e participar da proposta, assim como destaca Ronivon de Souza Santos, 18 anos, aluno do Aécio Neves e um dos beneficiados pelo Aprender a Trilhar “Achei o Aprender a Trilhar um projeto interessante por estar aprimorando os meus conhecimentos e pela possibilidade de estar discutindo sobre questões sociais e participação de jovens. Todos os adolescentes deveriam aderir ao projeto porque é um espaço em que a gente pode estar discutindo questões que qualificam a nossa comunicação, a nossa participação e até  sobre o nosso desenvolvimento para o  mercado de trabalho. Acho que os jovens gastam muito tempo com coisas fúteis, com internet, facebook quando deveriam acordar para a vida e pensar o que poderiam fazer na sociedade. Projetos como estes auxiliam a desenvolver os jovens em questões pessoais, sociais e até escolares”

Trilhando promove encontro com os pais




Nesta segunda, dia 07/05, o Trilhando realizou o primeiro encontro com os pais dos adolescentes do projeto. A reunião teve como objetivo principal aproximar os pais da proposta do, lhes apresentado a metodologia e as ações executadas. A partir da leitura de textos, a equipe buscou também proporcionar reflexões acerca da importância da família no processo de amadurecimento dos adolescentes bem como da necessidade dos pais em valorizar o potencial e o desenvolvimento dos mesmos ao longo de toda a participação no projeto.
Durante a reunião, os pais se envolveram, relataram experiências pessoais dos adolescentes em outros contextos, como na família e na escola e os benefícios que o projeto tem proporcionado para o crescimento e desenvolvimento de habilidades específicas, como a autoconfiança e o aprimoramento da comunicação e dos relacionamentos interpessoais. Para Jucélia Silva dos Santos, mãe de um dos adolescentes, a proposta do projeto surgiu no momento certo para a vida do seu filho, visto que o mesmo já concluiu o ensino médio e ela acredita que a sua participação irá lhe abrir novas possibilidades de atuação e formação pessoal. Em relação aos benefícios, Maria do Amparo Ferreira de Andrade, acrescenta “Percebo que depois que minha filha entrou no projeto, ela desenvolveu mais independência e autoconfiança em si. Eu só tenho a agradecer ao Trilhando Caminhos, eu acho muito bom, porque aqui ela vai se desenvolver, ter interesse para fazer uma faculdade e querer ser alguém na vida. Eu sei que a carreira profissional ela já está construindo aqui no Trilhando Caminhos”.
A equipe pode avaliar que o encontro foi importante na medida em que pode sensibilizar os pais a reconhecer o potencial dos adolescentes no ambiente familiar bem como de envolvê-los no acompanhamento do processo de amadurecimento dos seus filhos, diante da participação no Trilhando Caminhos.