Páginas

15 de dezembro de 2014

O Protagonismo Juvenil se faz presente nas ações comunitárias realizadas pelos adolescentes do Projeto Trilhando Caminhos




O professor Antonio Carlos Gomes da Costa defendia que “através da prática do protagonismo juvenil, o jovem ganha autonomia, autoconfiança e autodeterminação, contribuindo para o desenvolvimento social e a prática da democracia”. Partindo desta premissa, o Projeto Trilhando Caminhos tem como objetivo fomentar o protagonismo e o empoderamento social nos adolescentes estimulando sua atuação na comunidade  onde estão inseridos, como forma de promover a sua formação para a vida, para valores e pelo trabalho.
Durante o mês de novembro, os adolescentes do projeto foram desafiados a organizar ações de atuação na comunidade através das quais pudessem aplicar os aprendizados construídos nas oficinas, tais como autoconfiança, relacionamento interpessoal, planejamento cumprimento de metas, saber ouvir, exercitar a comunicação assertiva e liderança. Tais ações aconteceram em dois momentos distintos: na primeira etapa foram divididos em pequenos grupos que consistiu na elaboração de projetos de atuação protagonista; na segunda etapa foi planejada uma ação protagonista coletiva.
Os projetos foram elaborados a partir de um questionário de identificação de demandas aplicado na comunidade, por meio dos quais foi possível entender principais demandas, bem como públicos prioritários. A partir das necessidades levantadas, os adolescentes elaboraram e executaram 10 projetos, beneficiando um total de 632 pessoas. As ações atingiram a públicos diversos e abordaram temáticas como Sustentabilidade, Higiene Bucal, Empreendedorismo Feminino, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito ao lazer e cultura, Valores humanos e Preservação do patrimônio público.  Juvaneia de Jesus Oliveira, 30 anos, beneficiária do Projeto “Mulheres Empreendedoras”, afirmou sobre a iniciativa do projeto, “achei muito construtiva a ação, aprendi várias coisas como por exemplo ter foco, objetivo  e a acreditar em mim mesma. Saber que mesmo com pouco dinheiro, mas com determinação é possível enfrentar os obstáculos e vencer”.
Após a etapa de projetos por grupos, os adolescentes realizaram uma ação protagonista coletiva, denominada “Outubro Rosa – Novembro Azul: colorindo a vida por uma saúde melhor”. Esta aconteceu no formato de visitas domiciliares em 07 bairros do município para alertar homens e mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de próstata. A ação foi concluída com a realização de um evento com apresentações lúdicas e palestra no Colégio Municipal Professor Edivaldo Machado Boaventura que trabalha com o segmento de jovens e adultos. Sobre o momento realizado no Colégio, a professora Lidiane Soares sinalizou que “a ação foi de grande importância e com certeza veio ampliar os conhecimentos dos alunos e trazer informações ainda desconhecidas. De forma lúdica os alunos do Projeto Trilhando Caminhos abrilhantaram e culminaram os conteúdos já trabalhados na aula regular do colégio a respeito da temática. Como educadora ficam os meus agradecimentos ao projeto pela contribuição para jovens e adolescentes desta instituição de ensino”. 689 pessoas foram beneficiadas a partir das visitas domiciliares e palestra na escola.
As ações desenvolvidas pelos adolescentes do Trilhando Caminhos foram muito bem avaliadas pela comunidade e conseguiram mobilizar parceiros importantes que contribuíram para o alcance de resultados.  Durante o ano de 2014, aproximadamente 1.550 beneficiários indiretos participaram de atividades desenvolvidas pelos adolescentes do projeto, o que foi de grande relevância para que os adolescentes pudessem desenvolver habilidades importantes para a prática do protagonismo juvenil, dando sua contribuição nos espaços onde estão inseridos e fortalecendo a marca do projeto dentro da comunidade local. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário