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20 de março de 2015

Seminário de Integração marca o inicio do Projeto Trilhando Caminhos em 2015

        







    As ações do segundo ciclo de formação dos adolescentes do Projeto Trilhando Caminhos (PTC) tiveram inicio no dia 11 de março por meio do Seminário de Integração que reuniu 46 participantes entre adolescentes do projeto e parceiros. O evento teve como proposta apresentar as estratégias de atuação do projeto em 2015, bem como promover ambiência para reflexão e troca de experiências acerca dos desafios dos jovens para a inclusão no mundo do trabalho, visto que no segundo ciclo tem-se como objetivo contribuir com a formação socioprofissional.
      Durante o evento a diretora executiva do IDC Celeste Pereira, realizou uma palestra destacando os aprendizados incorporados pelos adolescentes referente a  formação pessoal realizada no projeto e como estes influenciarão a sua escolha profissional e a realização do seu projeto de vida. A metáfora “A águia e a galinha”, foi utilizada pela palestrante o que motivou reflexões produtivas, associando-a à assuntos discutidos nas oficinas.
         Os adolescentes enfatizaram que o Trilhando Caminhos os incita a tornarem-se águias, vendo o mundo de forma mais corajosa por sentirem-se capazes de construírem sua própria história e contribuir para a melhoria dos espaços onde convivem, conforme sinaliza David Johnson, 15 anos, “Chegamos aqui como galinhas e saímos águias, olhando para cima, nos sentindo capazes”
      No segundo momento do Seminário foi organizada uma roda de conversa na qual parceiros e ex participantes do Trilhando discutiram os temas escolha profissional, ética, valores, relações interpessoais e formação continuada.No decorrer da atividade, os adolescentes interagiram fazendo perguntas sobre o âmbito profissional, ouviram aconselhamentos dos mediadores da roda quanto aos desafios que envolvem a escolha profissional e mensagens de motivação.

         Sobre a proposta de formação do PTC, Adelcio Menezes, membro do CMDCA e enfatiza que, “O PTC é extremamente significativo, pois promove a inserção de nossos adolescentes em uma formação diferenciada voltada para a vida, a cidadania e valores, estimulando intensamente o protagonismo juvenil. As oficinas socioeducativas são preparadas e direcionadas para que o adolescente entre em contato com todo seu potencial enquanto agente construtor e transformador do ambiente em que está inserido. Já tive a grata satisfação de participar da Conferência Livre que foi realizada por esses adolescentes e pude compreender o alcance da transformação gerada na vida desses meninos e hoje, participando desse evento constato novamente, a maturidade como eles interagem, participam e idealizam solidamente seu futuro. É muito produtivo ter um projeto dessa envergadura em nosso município”.