Páginas

15 de março de 2012

Aula Inaugural marca início das ações do Trilhando


Nesta segunda-feira, 12/03, foi realizada na Câmara de Vereadores a Aula Inaugural do projeto Trilhando Caminhos como meio de sinalizar o início das suas atividades bem como receber os novos alunos. Fizeram-se presentes os adolescentes, as monitoras do projeto, a diretora executiva do IDC, Maria Celeste, a Coordenadora do Núcleo de Educação para Cidadania, Naiane Oliveira, além de autoridades locais, como o Secretário de Ação Social, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, representantes da Secretaria de Educação e das escolas, o presidente da CDL, membros do Conselho Tutelar, o Secretário de Administração e o Vice prefeito do município.

Representando os adolescentes do projeto, Mhadyore Bitencourt acolheu os novos alunos com mensagem de boas vindas, destacando os impactos positivos que o projeto tem proporcionado para sua vida e da importância dos adolescentes aproveitarem a oportunidade de formação proporcionada pelo Trilhando Caminhos.

O processo de formação dos adolescentes terá inicio no dia 13/03 através das oficinas socioeducativas.

O Trilhando seleciona 60 novos adolescentes no processo de Inclusão Qualifica


Nesta quinta-feira, 01/03, a equipe do Trilhando Caminhos se reuniu com adolescentes que se inscreveram no projeto, com o objetivo de realizar a Inclusão Qualificada. Neste ano de 2012, o Trilhando contabilizou 138 inscrições. Durante o processo de inscrição, foi perceptível o impacto positivo das ações que o projeto vem proporcionando tanto para os beneficiados diretos quanto para as comunidades em que os mesmos estão inseridos, dado o significativo número de adolescentes com interesse em participar da formação oferecida no Trilhando.

O processo de Inclusão Qualificada se refere a um encontro com um tema específico, durante o qual se busca perceber o perfil dos adolescentes, a identificação dos mesmos com a proposta do projeto e a predisposição para o envolvimento com questões sociais. O encontro foi realizado por meio de dinâmicas de apresentação, análise de vídeos e produção de atividades escritas, voltados para a discussão do tema “O papel do adolescente para o desenvolvimento da comunidade”.

Foram selecionados 60 adolescentes na faixa etária de 14 a 17 anos, provenientes de regiões da Zona Rural e da sede de Tancredo Neves e estes iniciarão a primeira etapa de formação no dia 13/03. De acordo com os relatos dos participantes da Inclusão, a formação oferecida pelo Projeto é uma oportunidade de amadurecimento pessoal, notada como um diferencial para aqueles que desejam crescimento e demonstram desejo de engajamento social, tal como destacado por Carla Cleice, 17 anos, adolescente selecionada para participar do projeto: “Eu me identifico bastante com a proposta do Trilhando. Para mim, é uma oportunidade poder participar porque eu penso alto, tenho visão de futuro e eu busco o que é bom para a minha vida. O projeto é um espaço em que posso expressar minhas opiniões, mostrar meu potencial, construir os meus objetivos, melhorar a comunicação e inclusive minha convivência com os outros, porque o projeto trabalha com a formação de valores dos adolescentes”.