Páginas

29 de julho de 2011

Para além das adversidade

Diante da proposta de provocar discussões sobre preconceito, bullying, autoconfiança, persistência, superação e determinação entre adolescentes da comunidade, a equipe organizadora, formada por oito adolescentes do projeto, promoveu a segunda sessão do Cine Trilhando. Realizada nesta quinta, 21/07, a sessão do Cine reuniu 54 adolescentes e as discussões e reflexões foram feitas a partir do filme “Mãos Talentosas”. O filme conta a história real de Ben Carter, que após experimentar dificuldades e preconceito na escola conseguiu com determinação e persistência superá-las e alcançar o seu sonho de ser médico, tornando-se um dos mais renomados neurocirurgiões dos Estados Unidos.
Os adolescentes envolveram-se ativamente na discussão e, dentre as questões abordadas, destacaram principalmente a importância de ter determinação e persistência para a realização dos sonhos e os aspectos considerados relevantes para a superação pessoal diante de possíveis adversidades presentes nas situações vivenciadas no dia-a-dia. Sobre as reflexões construídas a partir da história do filme, Franciane Nunes, 15 anos, destacou “O filme proporcionou uma ótima discussão, deixou claro que temos que passar por diversas experiências na vida e que nem tudo pode ser fácil, mas precisamos lembrar que cada uma delas é essencial e determinante para sermos o que queremos”.
Equipe organizadora da segunda sessão do Cine Trilhando: Luana Santos, Luana Barbosa, Mhadyore, Priscila, Ana Paula, Alberto, Mariele e Érica.

No caminho do Empreendedorismo


Como forma de dar início ao processo de formação técnica e profissionalizante dos adolescentes que estão participando da segunda etapa do Projeto Trilhando Caminhos, nos dias 27 e 28 de julho foi promovida pelo IDC, em parceria com o SEBRAE, a palestra sobre Empreendedor Individual. A palestra foi realizada por técnicos do SEBRAE e estiveram presentes 90 pessoas, dentre eles, os adolescentes do Trilhando Caminhos e representantes de três associações: a Associação dos Pequenos Agricultores Rurais do Riacho do Caboclo (APARC), da Associação dos Moradores do Bairro Colina Verde (AMBACOV) e da Associação de Moradores do Bairro Nova Aurora (AMBNA).
Durante a palestra, dentre os diversos conteúdos, foram abordados os desafios e oportunidades para se tornar um empreendedor individual, os passos para se formalizar e os benefícios sociais ao se tornar um microempeendedor. Ao passo em que ouviam as explicações realizadas, os adolescentes interagiram através de questionamentos sobre as suas principais dúvidas e comentários relacionados aos assuntos discutidos.  
O momento foi prestigiado também pelo Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Presidente Tancredo Neves, que avaliou de maneira muito positiva a oportunidade oferecida aos jovens: “Acho de suma importância este momento de aprendizado, porque é uma oportunidade única na medida em que amplia os horizontes dos adolescentes a partir de uma visão empreendedora. Acredito ainda que a idéia de despertar nos jovens o espírito empreendedor neste momento, facilita na escolha certa” Joelson de Jesus Santos, Presidente da CDL de Presidente Tancredo Neves.
A partir da palestra e na perspectiva do amadurecimento profissional dos adolescentes, os técnicos do SEBRAE concederam 01 bolsa para ser sorteada para os adolescentes para a Palestra Planejamento Financeiro, a ser realizada em Setembro em Tancredo Neves. Na oportunidade também, o presidente da CDL sinalizou as possibilidades de articulação do CDL, SEBRAE e IDC e destacou a estruturação de um projeto, que está sendo desenvolvido pela CDL que terá como objetivo realizar o encaminhamento de adolescentes, inclusive do Projeto Trilhando Caminhos, para atividades de estágio como meio de que estes possam ingressar no mercado de trabalho em empresas ligadas ao CDL.