Páginas

30 de maio de 2012

Cine Trilhando aborda reflexão sobre valores





Na sessão do Cine Trilhando do mês de maio, a equipe organizadora do cinema propôs a discussão do tema valores, a partir do filme “Sempre ao seu lado”, que conta a história de Hachiko, um filhote de cachorro da raça Akita e de seu dono Parker, que se  identificam e acabam criando um profundo laço de lealdade. O Cine foi realizado no dia 21/05/12 e reuniu cerca de 35 jovens que se envolveram no debate proposto sobre o tema. De acordo com a equipe, apesar de retratar uma história simples da relação entre um ser humano e um cachorro, a escolha pelo filme, teve como objetivo proporcionar aos participantes uma oportunidade de refletir sobre as atitudes que estão sendo desvalorizadas ou esquecidas nos dias atuais e meios pelos quais os adolescentes podem estar contribuindo para o resgate de valores positivos nas relações com seus pares.

Dentre as reflexões suscitadas nesta sessão do Cine Trilhando, os adolescentes se envolveram numa discussão bastante enriquecedora sobre valores, apontando posicionamentos que devem ser estimulados nos relacionamentos interpessoais, como solidariedade, fidelidade, lealdade, honestidade, confiança e respeito. Além disto, puderam identificar, por meio de situações cotidianas, a inversão de valores vivenciada pela sociedade atual e exemplificaram valores e posturas que são indispensáveis para a convivência social, na perspectiva de romper com padrões de referências negativas de comportamentos.

Depoimento do mês de Maio



O Trilhando Caminhos é um projeto que satisfaz e complementa nosso conhecimento através das oficinas aqui realizadas. Por meio das atividades que executamos, podemos expor nossas ideias, esclarecer nossas dúvidas e assim aumentamos o nosso conhecimento dentro da sociedade em que vivemos. Percebo que a partir da minha participação no projeto, estou mudando minhas atitudes e revendo minha postura, inclusive na escola, que estou demonstrando mais interesse pelas discussões nas aulas de filosofia e sociologia.

Edilana de Jesus Oliveira, 16 anos – adolescente participante da 1ª etapa de formação do Trilhando.