Páginas

25 de maio de 2012

Visita a COOPATAN


Noções de Cooperativismo para adolescentes do Trilhando


Os adolescentes participantes da segunda etapa de formação do Trilhando Caminhos tiveram a oportunidade de se apropriar um pouco mais dos conhecimentos a respeito do Cooperativismo. O momento teve como objetivo complementar as discussões da oficina sobre o tema Associativismo e Cooperativismo e, para isto, nesta quinta-feira, 24/05, foi realizada uma visita do Trilhando à COOPATAN.
 Os jovens e a equipe do trilhando foram recebidos pela presidente da Coopatan, Elineide Correa, que além de apresentar a estrutura de funcionamento da Cooperativa, seus objetivos e a abrangência de atuação, pode, em sua fala, incentivar os jovens a perceberem meios em que podem estar se engajando socialmente em beneficio e para o crescimento de seu município.
 De acordo com as monitoras do projeto, a aproximação com estes temas tem como finalidade ampliar o nível de conhecimento dos adolescentes sobre organizações do terceiro setor bem como permitir que estes possam visualizar possibilidades de articulação, visualizando perspectivas de crescimento para si e para a comunidade em que vivem.
 O momento foi muito valioso para os jovens, que apreenderam os conceitos e puderam experienciar na prática noções de cooperativismo, assim como destacou Jamiles Souza, 16 anos “A visita foi muito importante não só pra mim como para todos os meus colegas que estavam presentes. Tivemos oportunidade de aprender na pratica o que aprendemos na teoria nas oficinas do Trilhando. Vimos à realidade de uma cooperativa e seu funcionamento e seu principal objetivo que é desenvolver o crescimento pessoal e profissional dos cooperados”.



Made with Slideshow Embed Tool

24 de maio de 2012

Visita a AMBACOV

Trilhando e aprendendo com a Comunidade


Como meio de complementar o conhecimento sobre o tema Responsabilidade Social e Terceiro Setor, a equipe do Trilhando promoveu a visita dos adolescentes participantes da segunda etapa de formação a uma organização não governamental (AMBACOV – Associação de Moradores do Bairro Colina Verde), responsável por executar o projeto Criança Também Faz Cultura em Tancredo Neves. A visita teve o propósito de conhecer as características, dinâmica de funcionamento da instituição e os passos utilizados pela mesma para a formação de uma organização do terceiro setor. Os adolescentes, a partir da visita, puderam refletir criticamente sobre a estrutura da organização bem como conheceram, na prática, os meios em que podem estar se articulando, inclusive com outros adolescentes em prol do desenvolvimento social do município.
Durante o encontro, Genilvaldo Francisco de Jesus, presidente da AMBACOV, pode reconhecer a iniciativa de alguns adolescentes do Trilhando de organizarem uma Associação de Jovens em Tancredo Neves e valorizou a importância dos jovens estarem atentos para as necessidades da comunidade, se mostrarem 
 engajados com o compromisso social visando beneficiar o local em que vivem.


Adolescentes promovem a primeira sessão do Cine Trilhando


Inspirados pela mensagem de motivação e solidariedade transmitida pelo filme “Meu nome é rádio”, os adolescentes participantes da segunda etapa de formação do Trilhado Caminhos reuniram nesta quarta-feira (19/04) 35  jovens para participarem da I sessão do Cine Trilhando. O cine Trilhando é uma ideia que vem sendo desenvolvida mensalmente pelos adolescentes do Projeto desde o ano de 2011 e tem sido visto como um espaço em que os adolescentes, a partir das mensagens dos filmes se sentem à vontade para dialogar com outros jovens sobre conteúdos e temáticas importantes para ampliar a visão que têm da vida, das relações e do papel que desenvolvem que desenvolvem como adolescentes na comunidade em que vivem.
O filme exibido conta a história verídica de um treinador de um time de futebol que passa a ser o tutor de um jovem negro e com deficiência mental fazendo este se tornar um homem corajoso e o ensina a nunca desistir de seus sonhos.
As reflexões acerca do filme giraram em torno de questões referentes à solidariedade, inclusão, respeito às diferenças e persistência para a realização dos sonhos.  Nas discussões os adolescentes se envolveram de maneira ativa e fizeram colocações muito pertinentes acerca do filme. Para o adolescente Maxmiler Lima Silva (16 anos) a proposta do Cine Trilhando é muito interessante porque permite o envolvimento dos adolescentes participantes do projeto com adolescentes da comunidade. Além disso, através das sessões conseguem dialogar e construir conhecimentos importantes. No caso do filme Meu nome é rádio afirma “O filme transmitiu um exemplo para quem assistiu, pois ensinou a importância de praticar atos de solidariedade”.

Depoimento do mês de Abril



 O Projeto Trilhando Caminhos está sendo muito importante em minha vida. Aqui tenho oportunidade de ouvir e de expressar minhas opiniões. Já participei de cinco oficinas e posso afirmar que já mudei completamente o meu jeito de ser, de agir e de pensar. No Trilhando, descobrimos coisas novas fazemos novas amizades e discutimos temas importantes de uma forma bem dinâmica. Tenho em mente que irei sempre lutar e trilhar um caminho correto, em busca de novos conhecimentos pra poder alcançar os meus objetivos. 

Noelma Santos Oliveira, 16 anos, adolescente participante da primeira etapa de formação do projeto.