Páginas

22 de julho de 2011

O
lho pra uma multidão
Vejo tantos a caminhar
Todos em busca de
Uma única coisa.

Uma coisa que deve ser persistida.
Ouço uma canção
São vozes de jovens sonhados
Em meio à multidão

Cada um em busca de sonhos
Com tantos obstáculos a serem quebrados
O caminho que é longe meu amigo
Será alcançado.

Quando os sonhos forem realizados
Escute que há mais um caminho a ser trilhando.
Pois o que vejo não é o fim
Mais é o começo de uma
Nova era a era dos campeões.
(Taís Bastos – 16 anos, Aluna da Primeira Turma do Trilhando Caminhos)

19 de julho de 2011

Trilhando Novos Caminhos

Diante de novos desafios e em busca de novas conquistas, alguns adolescentes que estão participando da segunda etapa de formação do Projeto Trilhando Caminhos dão passos firmes na direção de novos caminhos a serem trilhados em sua vida pessoal e profissional. O que antes era apenas um sonho de ingressar num curso superior, a partir da estruturação do Plano de Vida foi sendo lapidado em formas de metas com prazos delimitados e hoje está se constituindo enquanto realidade para alguns destes jovens.

“O Trilhando teve uma contribuição muito importante para a minha formação educacional, para a escolha da minha profissão e para a estruturação do meu projeto de vida. Me mostrou o quanto transformar sonhos em metas é importante para conseguir realizações. Hoje, deixo o Trilhando para ir em busca do meu crescimento profissional. Avalio a formação que obtive no trilhando como determinante em minha vida. O projeto me proporcionou uma formação crítica voltada para a atuação na sociedade, como uma jovem líder ciente da minha cidadania e, quando me formar, pretendo voltar para a minha cidade para também  atuar na área social, na promoção do direito de outras pessoas”. Mayse Andrade, 18 anos, recém aprovada no curso de Serviço Social, na UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano), em Cachoeira.

Neste ano, além de Mayse, outros dois adolescentes do projeto ingressaram no nível superior e estão também construindo novos caminhos no rumo do amadurecimento profissional: Eliane Vieira, 18 anos, aprovada no curso de Pedagogia na UFRB em Amargosa e Bruno Menezes que já está cursando Ciências Contábeis na Fazzag em Valença.


“Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos.
É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças.
É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola.
É tomar atitudes que ninguém tomou.
É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória.
É não esperar uma herança, mas construir uma história...”
Augusto Cury