Páginas

26 de abril de 2012

Inclusão Digital para adolescentes do Trilhando Caminhos


Iniciaram nesta semana as aulas do curso de Informática para os 60 novos adolescentes do Projeto Trilhando Caminhos. O curso está sendo realizado na Casa Familiar Rural de PTN a partir de uma parceria firmada do IDC com o Projeto Caia na Rede. A proposta do curso é oportunizar aos jovens o acesso à cultura digital, instrumentalizando-os a utilizar as ferramentas de informática, o que contribui para uma formação diferenciada para o mercado de trabalho.
Os alunos, que estavam ansiosos para o início das aulas no laboratório, ficaram radiantes com a primeira aula, em que puderam conhecer um pouco mais do Projeto Caia na Rede e a finalidade deste na promoção da Alfabetização Digital e ter as primeiras noções sobre a as amplas possibilidades de utilização da tecnologia digital em suas vidas. Além disto, os jovens conheceram a história do computador, refletiram sobre a importância da utilização da tecnologia na atualidade e obtiveram informações básicas sobre a estrutura e o funcionamento da máquina.
Para Daiane Rocha Reis, 16 anos, o curso de Informática está sendo uma oportunidade valiosa para sua formação, assim como destaca “Na primeira aula, pude perceber que muitos colegas, assim como eu, que além de nunca terem tido contato com um computador, não sabiam nem como utilizar o mouse. Acredito que a gente antes de conhecer as funções do computador, estava num mundo obscuro, sem saber como e de que maneira poderíamos usar e agora que estamos tendo esta oportunidade de acesso, tudo irá ficar mais fácil. Eu já aprendi muita coisa e isso irá me auxiliar, inclusive, nos trabalhos de pesquisa da escola, em que eu mesmo poderei fazer. Eu sei que este curso está sendo uma oportunidade muito boa para mim e que irá trazer muitos benefícios para a minha formação. Eu vou buscar me dedicar e me superar a cada dia.”