Páginas

26 de novembro de 2014

Cine Trilhando realiza sua última sessão em 2014



Assistir, debater, conhecer;
Rir, aprender, enfim ser.
Descobrir quem somos;
E ser o que quisermos.
Pois nesta caminhada, o que vale é aprender;
O que vale é viver;
É sonhar, se emocionar.
É nesse grande palco que atuamos
E aprendemos a Cine Trilhar.
(Neméia Aiêxa, Psicóloga do Projeto)

Os adolescentes do Projeto Trilhando Caminhos realizaram a última sessão do Cine Trilhando no dia 17 de novembro, com a exibição do filme Crô. Com uma proposta irreverente e divertida através do filme discutiu-se temas como planejamento, sonhos, corrupção, solidariedade, além de uma grande questão social abordada no filme que é o tráfico de pessoas.
Os participantes destacaram que o filme, de forma leve e engraçada, provocou reflexões sobre a importância de manter o foco e ter um planejamento claro para realizar os sonhos, a relação entre dinheiro e felicidade, destacando que a falta de dinheiro não pode impedir uma pessoa de lutar por seus sonhos, a importância de respeitar as diferenças, ser tolerante, ter honestidade não aceitando corromper-se e nem praticando a corrupção em atividades diárias como furar filas, pescar em provas e outras atividades do seu cotidiano. Uma das principais mensagens enfatizadas durante a discussão foi a de que cada um deve buscar fazer a diferença no mundo, informando-se, observando o que acontece ao seu redor, pesquisando, denunciando, pois cada um tem responsabilidade pela sociedade na qual convive.
Para os adolescentes do projeto que organizaram as sessões de cinema durante o ano, foi um momento de grande aprendizado, no qual puderam exercer o seu protagonismo e suscitar reflexões importantes entre os grupos de adolescentes que tiveram a oportunidade de participar dos encontros mensais. “Sempre que estamos juntos surge uma energia positiva que nos faz refletir”, foram as palavras utilizadas por Arilan de Jesus, 16 anos que agradeceu aos presentes em nome do projeto, destacando a importância de cada Cine como um espaço diferenciado de discussões, socialização de mensagens positivas e desenvolvimento de uma visão mais crítica para as questões sociais.
Durante o ano de 2014, um total de 323 participantes foram beneficiados pelo Cine Trilhando e terão a oportunidade de disseminar os aprendizados obtidos em outros espações de convivência. “A cada cinema uma reflexão diferente foi realizada e os adolescentes tiveram a oportunidade de refletir sobre suas posturas tanto na vida pessoal quanto social e isso é muito importante para que amadureçam e possam ainda disseminar os aprendizados obtidos a partir das discussões em grupo”, ressalta Aleelba Melo, integrante da equipe técnica do projeto.