Páginas

30 de agosto de 2011

Cine Trilhando promove discussão sobre os conflitos da adolescência

A sessão de cinema realizada no dia 24 de agosto, exibiu o filme 17 outra vez, que de forma descontraída e com forte dose de humor, abordou os principais conflitos vivenciados na adolescência, sob a ótica de um garoto de 17 anos.
A proposta da equipe responsável pela ação foi promover o debate sobre os temas: gravidez na adolescência, projeto de vida, oportunidades, autoconfiança, responsabilidade e bullying. O momento foi muito rico, os presentes apresentaram suas conclusões, associando as cenas vistas à situações do dia-a-dia. Os adolescentes do Trilhando Caminhos problematizaram temas propostos durante as oficinas do projeto para o grupo, relatando principalmente a importância da elaboração do projeto de vida para que suas atuais ações estejam em consonância com o que pretendem para o seu futuro.
Para Raí, 15 anos (estudante do 1º ano de Ensino Médio e integrante do PROJOVEM) a participação no Cine tem sido muito prazerosa, pois proporciona a discussão de temas importantes com pessoas da mesma faixa etária e que vivenciam conflitos parecidos. “É a segunda vez que participo do cinema e gosto muito das discussões promovidas; gostaria de vir mais vezes e trazer outros amigos”, conclui ele.
 
De acordo com os adolescentes do Trilhando Caminhos a realização desta ação tem sido positiva, pois o Cine Trilhando tornou-se espaço de debate importante para os adolescentes do município. 

Cooperativismo e Associativismo na prática


Adolescentes participantes da segunda etapa de formação do Projeto Trilhando Caminhos visitaram nesta quarta e quinta-feira (17 e 18/08) a Coopatan e a sede da Associação de Doceiras e Artesãs de Moenda (Adam).
A visita às instituições integrou o planejamento das oficinas do tema de Cooperativismo e Associativismo. O momento foi enriquecedor na medida em que possibilitou aos adolescentes vivenciarem o cotidiano de uma Cooperativa e Associação.
Os adolescentes puderam conhecer a dinâmica de funcionamento de ambas as instituições. A oportunidade de poder visualizar na prática como se dá uma organização social protagonista e reconhecer os benefícios de uma articulação comunitária foi grandiosa para os adolescentes que estão envolvidos neste ano com a formação social e profissional e estão cultivando aos poucos noções de empresariamento. “O que mais chamou a minha atenção nas visitas foi o fato de saber que as pessoas que estão vinculadas a instituições como estas não estão buscando exclusivamente os benefícios do capital, mas estão unidas por meio de um objetivo comum. Já participei de algumas reuniões da associação de moradores da minha região e hoje penso que é essencial que as pessoas que estejam à frente de uma associação ou de uma cooperativa estejam comprometidas com os objetivos propostos e na busca de atender os desejos dos envolvidos” Aleelba Melo, 18 anos.