Páginas

4 de agosto de 2011

Noções do Cooperativismo e Associativismo para adolescentes do Trilhando

No caminho do amadurecimento do Protagonismo, os adolescentes do Trilhando Caminhos receberam nesta quarta e quinta-feira, 03 e 04 de agosto, durante a oficina de Cooperativismo e Associativismo, as visitas de Elineide Correa, presidente da COOPATAN, Eliane Santana e Lucélia Andrade, representantes da diretoria da ADAM (Associação de Doceiras e Artesãs de Moenda).

 O tema Cooperativismo e Associativismo faz parte da grade de formação da turma de adolescentes que estão participando da segunda etapa do projeto. O objetivo, a partir da oficina, foi o de que os adolescentes pudessem ouvir as experiências práticas vivenciadas em uma Associação e numa Cooperativa e, além disto, pudessem ter informações sobre as possibilidades de uma atuação protagonista por meio da articulação com outras pessoas no meio social.
O momento de troca de experiência foi avaliado de maneira muito positiva pelos adolescentes que reconheceram a importância e a força que tem um grupo de pessoas unidas pelos mesmos ideais. Foi muito bom a gente entrar em contato com esta realidade. Isto ajuda para que a gente tenha conhecimento das formas de atuação dos jovens. A gente percebe que as instituições podem ter força. Eu antes pensava em me formar e ir para uma cidade grande, mas hoje eu já visualizo a possibilidade de me formar e contribuir de alguma forma para o desenvolvimento da minha regiãoTais da Cruz Bastos, 16 anos.

Complementando a avaliação sobre a experiência, um grupo de adolescentes construiu um poema representando os aprendizados que tiveram diante dos assuntos discutidos:
“Cooperativismo e associativismo é união e humildade, todos em busca da mesma igualdade.
Sem exclusão, com igualdade, união porque fazemos parte de uma mesma nação.
Não buscamos o lucro, mas colher o fruto.
Os mais sábios buscam ajudar a população, não importa a questão.
Seja na pecuária, na agricultura ou educação, todos unidos dão-se as mãos, pois procuramos soluções para ajudar a população.

2 de agosto de 2011

Depoimento do mês .

Desde pequena sempre tive um sonho de criar uma ONG para cuidar de idosos primeiro porque entendo que é uma fase da vida em que eles precisam de muito cuidado e depois porque aqui em Tancredo não é muito desenvolvido e não se ouve falar na existência de ONG’s. Além disto, sempre percebi que existe o Conselho Tutelar que é responsável por cuidar das crianças e adolescentes, mas faltam espaços que sejam responsáveis para cuidar dos idosos. Pensando nisso, eu acho que as discussões na oficina de Projeto de Vida vão me ajudar a saber os passos que preciso dar para conseguir o que quero. Acho que o Projeto Trilhando Caminhos é um lugar que a gente pode discutir estas questões sobre cidadania e ter um olhar mais voltado para as pessoas e para o social, diferente do aprendizado que a gente adquire na escola.

Luana de Jesus Santos, 15 anos, adolescente participante da primeira etapa de formação do Trilhando Caminhos.