Páginas

14 de julho de 2011

Cine - Trilhando

Dia 21-07-2011 ás 18h30min
Filme: Mãos Talentosas.

Organização Turma 2 do Trilhando Caminhos.

Identidade e Inteligência Emocional: Na direção da Formação Pessoal

Dentre as oficinas que compõe a grade da primeira etapa de formação pessoal do Trilhando Caminhos são discutidos temas como Identidade e Inteligência Emocional. Nas oficinas sobre Identidade, os adolescentes puderam fazer reflexões acerca da importância do reconhecimento de si próprio e da valorização da identidade pessoal. Nas oficinas de Inteligência Emocional, se apropriaram dos pilares que sustentam a Inteligência Emocional e perceberam a importância do autoconhecimento, da auto-motivação, da empatia, do controle das emoções e da sociabilidade para o desenvolvimento inteligente das emoções.    

Desenvolvimento Sustentável como tema de discussão entre os adolescentes


Alunos integrantes da segunda etapa de formação do Projeto Trilhando Caminhos, a partir das discussões suscitadas pela oficina sobre o tema Desenvolvimento Sustentável foram provocados a refletirem sobre os 8 Objetivos do Milênio, pensarem em possíveis estratégias de ação para atingir as metas do desenvolvimento dentro do âmbito de suas realidades e a discutirem, principalmente, sobre a proposta do Programa de

Dia Mundial da Juventude: adolescentes em busca do Protagonismo



Adolescentes do Trilhando Caminhos participaram do Evento de comemoração ao Dia Mundial da Juventude, promovido pelo IDC no dia 30 de Março.  No evento, realizaram uma apresentação com o tema Protagonismo Juvenil, na qual puderam discutir o tema de forma dinâmica com o público e ainda demonstrar exemplos de práticas protagonistas realizadas por adolescentes do próprio projeto na comunidade.

Inclusão de mais 30 adolescentes no Projeto no ano de 2011



No processo de seleção, denominado Inclusão Qualificada, foi desenvolvida uma oficina com tema Protagonismo Juvenil onde os adolescentes refletiram sobre seu papel diante das questões sociais. Participaram do processo cerca de 50 adolescentes e, através das discussões promovidas buscou-se conhecer mais detalhadamente o perfil de cada adolescente, analisando a identificação dos mesmos com a proposta do projeto e a predisposição para desenvolverem trabalhos