Páginas

14 de outubro de 2011


CONVITE 


Convidamos V.Srª. para participar da I Conferência Municipal Livre da Juventude, que está sendo organizada pelos adolescentes do Projeto Trilhando Caminhos e PROJOVEM. A conferência terá como tema central “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos.

Data:19/10/2011
Horário:8:00 às 17:00
Local:Espaço do CRAS
 


Presidente Tancredo Neves 30 de setembro de 2011

13 de outubro de 2011

Conselheiros do Baixo Sul da Bahia e adolescentes do Projeto Trilhando Caminhos participam de Seminário promovido pela ABMP

A atuação do Sistema de Justiça e dos Conselhos Tutelares e de Direitos, bem como seus desafios, foram discutidos durante o Seminário Regional da ABMP no Nordeste, realizado nos dias 26 e 27 de agosto, no Centro de Convenções de Salvador. O evento, da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP) acontece a cada dois anos e procura responder aos grandes desafios para a superação dos fatores de desigualdade e exclusão pela compreensão das realidades regionais e pela busca de melhores condições para a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes.
O Instituto Direito e Cidadania (IDC) foi um dos parceiros da ABMP na realização da atividade. Tornou viável a participação de 45 conselheiros do Baixo Sul da Bahia e 05 adolescentes do Projeto Trilhando Caminhos. "Como Conselheiro do Baixo Sul, reconheço a importância de participarmos dos seminários cujo objetivo central é a discussão sobre temas voltados para a Proteção Integral e atuação em rede na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Ressalto ainda a importância do IDC, pois é graças a sua atuação que temos a oportunidade de participar de seminários como esse. Sem dúvida, tudo que foi discutido servirá para qualificar a nossa atuação." Afirma Luiz Rocha de Souza, conselheiro de direitos de Presidente Tancredo Neves.
Merece destaque a participação efetiva do público infanto juvenil advindos de várias regiões do nordeste brasileiro, o que demonstra o esforço dos organizadores em"trazer a presença, sobretudo a voz dos adolescentes para que eles pautem onde estamos errando." Helen Sanches Presidente da ABMP.
Bruno Menezes representou mui dignamente os adolescentes do Baixo Sul da Bahia como moderador de uma das mesas de debate, em seu discurso disseminou a proposta do Projeto Trilhando Caminhos o qual é integrante, reafirmando a necessidade da destinação privilegiada de recursos para a efetivação de Políticas Públicas para crianças e adolescente, acrescentando que o adolescente pode ser ator implicado no exercício do Controle Social. A contribuição de Bruno legitima a afirmação da presidente da ABMP realçada acima.
"É de suma importância eventos que privilegiem os Direitos da Criança e do Adolescente, além de debater e elaborar novas propostas de políticas públicas que garantam a efetivação desses direitos.Tive a oportunidade de estar no seminário representando o Projeto Trilhando Caminhos, acredito que cabe a nós, adolescentes, ajudar na seguridade de nossos direitos e cumprir com os nossos deveres. Como jovem protagonista, estarei sempre disposto a lutar por essa causa." Afirma Bruno Menezes, 18, integrante do projeto Trilhando Caminhos.

Cine Trilhando integra cada vez mais participantes

Consulte não só aos seus medos, mas as suas esperanças e sonhos. Pense não só sobre suas frustrações, mas sobre seu potencial não usado.
Preocupe-se não com o que você tentou e falhou, mas com aquilo que ainda é possível a você fazer.
IV Cine Trilhando.

A IV sessão do Cine Trilhando aconteceu no dia 29 de setembro (quinta-feira) e contou com a presença de 52 adolescentes e jovens da comunidade. O filme exibido foi o drama 127 horas e, de acordo com Naline Oliveira, integrante do grupo de organização da sessão a escolha do filme veio do fato de que assim como o protagonista lutou por sua sobrevivência, o grupo quis através da história provocar os participantes a refletirem sobre a importância de se manterem persistentes diante dos percalços com os quais se deparam ao longo da vida.
A partir do filme, os adolescentes e jovens teceram reflexões significativas, tornando a sessão um valioso espaço de troca de experiências. No decorrer do encontro, as integrantes da equipe organizadora (Stela, Carina, Jamiles, Valéria, Géssica e Naline), buscaram despertar nos jovens o sentido da valorização da vida e da família, alertando-os sobre a importância de avaliarem as consequências de suas escolhas, terem sempre objetivos a alcançar durante a sua vida mantendo-se perseverantes e autoconfiantes. 

Depoimento do mês de setembro


Tive a oportunidade de ingressar no Trilhando Caminhos no ano de 2010 e me identifiquei com a proposta desde o início. O que acho importante é que o projeto permite que nós jovens possamos discutir temas do nosso convívio, falarmos sobre a interação que mantemos com outras pessoas, já que não temos outros espaços para abordamos estas questões. Nos momentos em que estou no projeto, descubro novas coisas, saio com outra mentalidade e pratico o que construímos nas reflexões. Percebo que sou um adolescente diferenciado. A partir das oficinas pude mudar muitos dos meus pensamentos, meu modo de ser e agir e acredito que com o projeto poderei ter novas chances e possibilidades para o meu futuro. 

Lucas Lima, 16 anos, adolescente participante da segunda etapa formação do Trilhando e atual líder da Comissão de Divulgação da Conferência Livre da Juventude em Tancredo Neves.