Páginas

14 de outubro de 2014

Projeto Trilhando Caminhos promove  I Conferência Municipal Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente.






     “Se o mundo é bom para as crianças, o mundo é bom pra todo mundo” (trecho do vídeo “As crianças e o mundo”, exibido na Conferência). A garantia de uma infância saudável, com segurança, proteção, educação e acesso aos direitos sociais básicos, é indispensável para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, visando a sua formação para que possam ser adultos com condições de exercer a cidadania de forma plena. O Estatuto da Criança e do Adolescente assegura que crianças e adolescentes tenham primazia no acesso às políticas públicas que garantam condições dignas de sobrevivência. A concretização destas garantias legais requer um olhar para crianças e adolescentes como sujeitos de direitos que precisam ser cuidados, respeitados e principalmente tenham a oportunidade de sobreviver livre de situações de risco e vulnerabilidade.

    A partir destas reflexões sobre o que assegura o ECA, no dia 09 de Outubro de 2014, foi realizada pelos adolescentes do Trilhando Caminhos a I Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente, um momento dinâmico de encontro para a promoção de diálogos voltados ao fortalecimento da cidadania infanto-juvenil, com vistas a garantir a participação efetiva de Crianças e Adolescentes nas discussões e definições das políticas públicas.
    A Conferência teve como tema “O Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”. A partir deste, os adolescentes do Trilhando, de escolas municipais e projetos sociais propuseram ações que devem ser efetivadas pelo poder público para garantir os seus direitos nas áreas da saúde, educação, cultura, lazer, meio ambiente, segurança e outras, conforme garante a lei. O evento contou ainda com a participação de representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência Social, CREAS, Diretoria de Cultura e  Associações de moradores (AMBACOV e UMCP).
Os adolescentes do Trilhando Caminhos organizaram todas as etapas necessárias para a realização da Conferência, convidando parceiros, planejando o encontro e conduzindo todo o evento, promovendo discussões sobre os direitos previstos no ECA e propondo políticas a serem efetivadas com vistas à garantia dos direitos assegurados na lei. Sobre este desafio, a adolescente Mailza Andrade, 17 anos, afirma: “Ao participar da I Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente pude adquirir novos aprendizados, como comunicar-me em grupo, trabalhar em equipe e praticar um ato político reunindo-me com outros adolescentes para debater e discutir a respeito dos nossos direitos. Na Conferência discutimos que os nossos direitos não podem ser violados, pois as crianças e adolescentes são o futuro do país e têm direito à vida, saúde, educação, lazer, assistência social, cultura, de opinar e se expressar e esses direitos precisam ser cumpridos. A Conferência teve o objetivo de conscientizar as pessoas de que as crianças e adolescentes precisam ser respeitados e precisamos prestar atenção nos seus desejos e opiniões”.
    O Protagonismo juvenil é a premissa básica do Projeto Trilhando Caminhos, que busca instigar os adolescentes a terem um olhar atento à realidade do seu município, contribuindo para a melhoria da sociedade, sendo agentes de transformação do próprio destino. A realização da conferência evidencia a criatividade, a proatividade, o pensamento critico, o comprometimento social e a participação cidadã. Assim, os objetivos do projeto estão alcançados na medida em que os adolescentes vem mostrado-se comprometidos, engajados e responsáveis com as causas sociais. Há ainda um fortalecimento dos laços construídos entre os adolescentes e a comunidade, promovendo assim mudanças significativas em ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário